Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 10/11/2013

8 Passos Para Uma Boa Noite de Sono

Milhões de pessoas dormem mal à noite, fazendo com que o cansaço se acumule cada vez mais e a qualidade de vida caia vertiginosamente.

Um dos maiores males do mundo atual é a insônia. Milhões de pessoas dormem mal à noite, fazendo com que o cansaço se acumule cada vez mais e a qualidade de vida caia vertiginosamente. Afinal, dormir mal não apenas traz problemas à saúde como afeta o lado emocional, mexendo com autoestima e confiança própria.

Caso você tenha problemas para dormir, saiba que existem dicas que podem ajudar a resolver este problema de modo mais fácil que você imagina. Veja abaixo algumas delas:

Exercícios: fazer atividades físicas regularmente até cinco horas antes de dormir ajuda o corpo a relaxar, pois resulta na liberação de endorfina e no aumento de temperatura do organismo.

Horários: Estabelecer uma hora fixa para dormir e outra para acordar ajuda a regular o relógio biológico. Desta forma, o corpo passa a reconhecer o comprimento do dia e, consequentemente, a hora de dormir.

Relaxamento: Antes de ir para cama, é recomendável que a última atividade do dia seja algo relaxante, como ler um livro, assistir a um pouco de TV ou escutar músicas calmas. Deite somente quando for dormir, pois apagar a luz e “esperar o sono chegar” pode gerar ansiedade.

Santuário: Seu quarto precisa ser uma espécie de templo do sono. Além de estar protegido do barulho da rua, você precisa usar lençóis e garantir iluminação que sejam do seu agrado e proporcionem, acima de tudo, bem estar e tranquilidade.

Alimentação: Uma alimentação saudável está mais ligada a um sono de qualidade do que muita gente imagina. Ingerir cafeína ou álcool logo antes de dormir prejudica o sono. O mesmo acontece com alimentos mais pesados e de difícil digestão. Da mesma forma, deitar em jejum também é errado, pois pode levar à hipoglicemia durante a noite, atrapalhando o sono. Manter o peso em dia também ajuda.

Tranquilidade: Uma das chaves para dormir bem é deixar as preocupações de lado na hora de deitar. Mesmo que você tenha problemas rondando sua cabeça, conscientize-se de que, na hora de dormir você não irá resolvê-los e pensar sobre eles apenas deixará você ansioso demais para dormir.

Levante-se: Ficar rolando na cama sem dormir gera ansiedade e afasta o sono de uma vez por todas. Se você não dormir em até 30 minutos após se deitar, levante-se e faça alguma atividade relaxante, como tomar um banho morno, beber um chá ou ler um pouco.

Remédios: Medicamentos? Seu uso é indicado, mas somente com prescrição e acompanhamento médico. Além do sono natural ser mais revigorante, criar o hábito de dormir apenas com remédios aumentará ainda mais as chances de, futuramente, não conseguir mais ficar sem tomá-los.

Estágios do Sono
1º - Sono leve, a atividade muscular fica mais leve e acontece algumas contrações musculares.

2º - A respiração, a temperatura do corpo e as batidas do coração diminuem.

3º - Começa o sono profundo; o cérebro começa a gerar as ondas delta.

4º - Sono intenso e profundo, respiração rítmica, atividade muscular limitada. O cérebro produz ondas delta.

5º - Movimento rápido dos olhos, as ondas cerebrais aceleram e o sono acontece. Os músculos relaxam e a taxa de batimento cardíaco aumenta e a respiração é rápida mais não profunda.

O Homem é o unico animal que vai dormir sem estar com sono e levanta-se quando está sonolento.
Dave Gneiser

Fonte: Administrador
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751