Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 03/07/2014

Benefícios do Coach para o desenvolvimento profissional

POR SUZANA BITTI, Terapeuta - Psicanalista e Coach de vida e empresarial. 

Segundo minhas convicções, é praticamente impossível buscar benefícios para a nossa vida profissional, se antes não garantirmos benefícios para nossa vida pessoal. Somente uma pessoa “pessoa bem resolvida” pode agregar benefícios ao seu desempenho profissional, ainda que estejamos falando de Coach, essa ferramenta de liderança, de sucesso que uma vez aplicadas as suas técnicas com a disciplina exigida, traz para nossa vida pessoal e profissional inúmeros benefícios.

O autocontrole, a autoavaliação, e a organização são atitudes do cotidiano que constroem uma excelente base para que possamos introduzir as ferramentas de Coach de forma completa, definitiva e objetiva.

Tanto na vida pessoal quando na vida profissional temos sonhos. SONHOS! Essa palavra mágica que nos leva a projetar. Para falar em projetar, devemos por força falar em metas. Bem amigos, vocês já sabem aonde nos levam as metas, não? Vamos relembrar: resultados! E resultado é tudo, resultado é o nosso sonho realizado.

Diante disso, é possível falar de Coach profissional? Gosto de dizer: Coach pessoal e profissional. Não imagino o segundo sem o primeiro.

Desde a tenra infância, quando fazemos uma criança entender que ela deve guardar o caderninho e o lápis no mesmo lugar, para que tudo fique em ordem e no outro dia ela os encontrará facilmente, estamos aplicando Coach com ela. Coach de vida pessoal e no futuro, seguramente, já conhecerá as práticas de Coach profissional.

Agora falemos do profissional que não vivenciou as orientações, técnicas, métodos, hábitos e outros mais de Coach.
Esse profissional, a não ser que tenha algumas habilidades natas, é quase certo que não tem o foco em SONHO, META E RESULTADO. Acima eu disse uma palavra mágica, agora eu falo de uma frase mágica. Um profissional só terá desempenho, crescimento ou destaque em sua carreira se ele estiver convicto de que os resultados provém das metas e as metas são desenvolvidas para realizar um sonho. Falamos pelo outro lado agora: somente um sonho poderá construir metas, estas que são determinantes para alcançar resultados.

O grande diferencial de sonho com metas para resultados, estes que são amparados pelas ferramentas de Coach, é a garantia de sucesso, do sorriso da vitória. Um profissional que define suas metas, é rígido ao cumpri-la até ver o resultado alcançado, se torna um líder, um influenciador. Quem lidera ganha respeito e quem influencia ganha admiração. Um profissional que tem o respeito e a admiração dos demais, creio, sem dúvidas, que é um profissional em franco desenvolvimento. É um profissional de sucesso.

É assim que fazemos “a diferença” quando conhecemos e usamos as ferramentas de Coach. A diferença diante daqueles que não conhecem.

O sonho alicerçado pelo conhecimento de Coach é algo realizável.

O sonho sem essa estrutura e conhecimento é algo ilusório e frustrante ou pelo menos corre um grande risco de ser.

Todos nós podemos sonhar muitos sonhos, mas atualmente é possível sonhos realizáveis. Coach nos dá essa possibilidade, de maneira agradável, sustentável e confiável. Não é um trabalho a mais a carregar nos ombros, ao contrário, é uma postura diante da vida. Um jeito de fazer as coisas que lhe “tira o peso das costas” Insisto muito nesse tema, porque na minha prática terapêutica, já conheci muitas pessoas doentes por frustração, por sonhos sem a menor possibilidade de realização. Sonho é sonho para todos, a diferença entre o sonho realizador e o sonho frustrante, é o desconhecimento das metas. Metas não é apenas etapas de ação, como muitos compreendem. Ao fazer metas nos deparamos com possibilidades, dificuldades, agregação de valores, investimentos de tempo e recursos, entre tantos outros fatores.

Dá para imaginar um sonho sem Coach?

Fonte: Revista EuTeVi
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751