A entrevista de emprego é uma situação que causa grande ansiedade e nervosismo, causando muitas vezes um desempenho insatisfatório do candidato. O mercado de trabalho, atualmente, é bastante exigente, buscando, em geral, pessoas com experiência de trabalho e especializações, por isso, costumamos ficar nervosos quando somos finalmente chamados para uma entrevista de emprego.
Em entrevistas de emprego podemos dizer que existem respostas verdadeiras e respostas adequadas. O candidato ideal é aquele que consegue fazer a resposta adequada soar verdadeira. Num processo de seleção o candidato ideal é aquele que responde o que o entrevistador quer ouvir, para isso, é essencial conhecer sobre a empresa que está oferecendo a vaga, procurando sempre mencionar dados pesquisas e falar bem sobre a empresa, e já ter respostas para as perguntas que sempre são feitas sobre o perfil e aspirações do candidato.
Outras dicas básicas que devem ser seguidas em qualquer tipo de entrevista de emprego são:
1 Usar a roupa adequada - o candidato deve procurar se vestir “como a empresa se veste”, não usar boné, chinelo e roupas inadequadas para a situação.
2 Não falar demais - As respostas devem ser breves e sucintas, contendo as informações essenciais que respondam o que o selecionador deseja saber.
3 Não falar mal de ninguém - quando perguntado sobre empregos e chefes anteriores, procurar não mencionar coisas negativas sobre os lugares onde trabalhou.
4 Uma das perguntas mais difíceis são sobre os defeitos e qualidades do entrevistado. Quando mencionar o defeito, deve-se mencionar imediatamente o que você está fazendo para melhorar, por exemplo, “Eu sou muito ansioso, porém estou trabalhando para superar”.
5 Ao final da entrevista, é interessante mandar, no dia seguinte, uma mensagem agradecendo pela oportunidade da entrevista.
6 O importante é não desanimar e desistir se não for chamado após fazer uma entrevista de emprego. Se você se saiu bem na entrevista e mesmo assim não foi chamado, não quer dizer que você não serve para a empresa, pode ser que a empresa não serve para você.