Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 01/05/2014

Emprego - Que profissão escolher?

A escolha sobre qual carreira seguir é uma das mais difíceis a se fazer, principalmente para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Essa é uma decisão difícil, pois pode definir o futuro profissional de uma pessoa e, nos dias de hoje, os jovens se defrontam com inúmeras opções de profissões e ainda sofrem com a pressão e influência da família e amigos sobre qual a melhor decisão a tomar. Em alguns casos, ainda na infância a criança é “moldada” para seguir a mesma profissão dos pais, porém também é válido o incentivo da família para que o jovem ou adolescente siga seu próprio desejo de profissão.

A melhor escolha será, no entanto, aquela onde o jovem vislumbre seu futuro, em que se sinta bem fazendo algo que gosta e não somente algo imposto por outros ou atuando em um ramo que não se sinta à vontade. Porém, na maioria das vezes não é o que acontece e a pessoa acaba se sentindo infeliz ou insatisfeita no âmbito profissional, daí a importância de pensar bem antes de escolher a profissão a seguir. Mas, se a opção não for o que a pessoa realmente desejava, nunca é tarde para mudar e tomar novos rumos. 

Na hora da escolha, uma dica é pesquisar sobre as profissões de interesse e após escolher as carreiras que possui mais afinidade conversar com profissionais que já atuam na área e pesquisar mais profundamente sobre a profissão - os cursos existentes, as oportunidades no mercado, as possíveis especializações, o futuro da área escolhida, etc. 

Algumas dicas podem facilitar ou pelo menos esclarecer e dar uma visão mais ampla sobre essa difícil decisão, como por exemplo revelar os talentos que possui e como isso pode ser útil na profissão, pensar sobre as atividades que mais gosta de fazer pois poderão salientar pontos fortes e aspectos de criatividade, ler sobre pessoas admiráveis que tenham sucesso no âmbito profissional, pensar nas matérias que mais gosta ou gostou de estudar e o motivo pelo qual identificou-se com elas, descrever todas as razões porque escolheria ou não aquela profissão. 

Enfim, percebe-se então que escolher uma profissão é um processo complexo e exige dedicação e reflexão. Porém, ponderando algumas premissas básicas e se questionando sobre os próprios objetivos, motivações e realizações que deseja alcançar essa escolha poderá ser algo mais natural e o sucesso e a  felicidade na profissão algo mais garantido.

Fonte: Por Ellen Cristini Tolentino
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751