Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 03/07/2014

João Neiva: Cultura Diversificada

Por Roberto Cuzini (Secretário da Cultura)

O município de João Neiva tem uma cultura diversificada, consequentemente, possui festas típicas que atrai pessoas de muitas regiões. A história de João Neiva tem a marca da imigração italiana que com muito trabalho e esperança de tempos melhores trabalharam arduamente e fundaram Acioli e Demétrio Ribeiro e por conseguinte outras localidades que hoje compõe a área urbana. Mesmo com a presença da Companhia Vale do Rio Doce povoando a sede com pessoas vindas da capital Vitória e doutros estados da região sudeste o número de imigrantes e seus descendentes prevaleciam. Os instrumentos utilizados na roça agora eram associados ou substituídos pela graxa e ferramentas das oficinas de reparo de vagões.

Cada m² de João Neiva tem uma história específica sobre a vinda desse povo e a sua contribuição para miscigenação da população joãoneivense que carrega em seu sangue, com muito orgulho, contribuições indígenas, africanas, portuguesas e espanholas também. Temos o congo, a folia de reis e uma representação artística musical muito forte de repercussão nacional e internacional. Portanto, uma cidade com um potencial turístico cultural em ascensão não poderia deixar de preservar seu patrimônio histórico e transmitir para geração atual e futura conhecimento, costumes e valores de um povo que muito labutou, festejou deixando marcas registradas até hoje.

Dentre os eventos do município de João Neiva, há duas festas que retratam bem estas palavras. A Festa do Queijo de Acioli e a Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro. Coincidentemente, Acioli e Demétrio foram as primeiras colônias fundadas pelos imigrantes italianos. A agricultura é a atividade que deixou raízes marcantes e hoje temos o artesanato, a criação de gado, a produção de leite entre outras formas de lavoro (trabalho). 

O dia 31 de maio e 1º de junho de 2014 aconteceu a 4ª Edição da Festa do Queijo. Com uma programação diversificada a festa é uma articulação dos produtores de leite e derivados enquanto produção e comercialização do queijo. A festa atrai pessoas de regiões vizinhas e este ano contou com a apreciação de um casal português. Outra façanha da festa foi a inserção do Concurso Soberanas Del Formaggio que coroou Rainha e Princesas do Queijo. Essas belas moças passaram a fazer parte da construção de um projeto sistemático de reestruturação das atrações turísticas de João Neiva. 

A Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro “Itália Mia” chegará a sua 8ª edição nos dias 26 e 27 de Julho de 2014. A Mostra é a possibilidade que artesãos, empreendedores locais têm de expor e comercializar seus produtos, oferecendo serviços de qualidade para quem prestigia eventos típicos culturais. Em 2013 Demétrio Ribeiro tornou-se um cenário típico italiano, iluminado e caracterizado relembrando o início da vida dos imigrantes em terras novas. O Concurso Ragazza “Itália Mia” agitou a programação de domingo e inovou a programação que desde então terá um vínculo mais afetivo com a tradição e os costumes oriundos da imigração italiana.

Tanto a Festa do Queijo quanto a Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro programam atividades culturais com a participação de grupos folclorísticos, moda de viola e música popular e agora com a presença marcante de belas moças joãoneivenses e tudo isso tem único objetivo: ampliar a representatividade cultural e turística do município firmando parceria com o microempresários, comércio local e indústria e contando com  o apoio da população que merece todo privilégio e acesso à entretenimento e lazer cultural de qualidade.

É este o compromisso da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de João Neiva, valorizar o povo como um todo, cuidando para que o patrimônio histórico do município seja preservado efetivando ações que viabilizem as famílias usufruírem de momentos que todos nós ajudamos a construir.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de João Neiva.
Tel.: (27) 3258-3651
Agradecimentos: Secretário da Cultura Roberto Cuzini e Equipe.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de João Neiva.
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751