Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 15/03/2014

Tecnologia: O que seria uma impressora 3D?

O que uma vez pareceu algo saído da sala de estar dos Jetsons, está se tornando uma ferramenta importante para indústrias e uma nova maneira do ser humano se relacionar com objetos. A impressora 3D tem potencial para ser uma das grandes invenções do nosso tempo.

Elas não estão sendo utilizadas somente para fazer dezenas de clones do mesmo produto. Descubra como ela pode tornar sua vida muito mais fácil.

• Transplante personalizado: Recentemente aconteceu na área médica, uma paciente idosa, que sofria de uma doença crônica infecciosa, poderia ter sofrido maiores complicações caso os médicos optassem por reconstruir parte por parte de sua mandíbula, porém, contrário a isso, eles optaram por ‘imprimir’ uma mandíbula novinha.

• Um fóssil para cada cientista: Os dinossauros existiram a milhões de anos atrás, e descobrir seus fósseis é uma tarefa árdua, imagine manuseá-los e pior, com uma quantidade pequena, torna limitada algumas pesquisas, mas com a impressora 3D, alguns pesquisadores estão imprimindo para cada cientista um protótipo para estudo, isso que é praticidade.

• Protótipos melhores: Sabemos o quão trabalhoso deve ser construir uma maquete, seja ela de prédios, carros, etc. Com essa nova tecnologia, maquetes poderão ser construídas rapidamente e com  diversidades de matérias diferentes para serem testados.

• Reinvenção da história: Museus e prédios históricos terão a oportunidade de construir esculturas com maiores detalhes e sofisticadas, abrindo mais o espaço para o público.

• Exclusividade e preço baixo: Uma das maiores apostas para o processo de impressão 3D é reduzir os custos e os riscos de produções de produtos manufaturados, como roupas, sapatos e carros.

• Verdadeiro Fast-Food: Já houve testes com chocolate feito por uma impressora 3D, o que nos leva a voltar aos Jetsons,  já imagino o McDonalds servindo um Big Mac instantaneamente.

• Carros sob-medida: A ideia dos protótipos serve para carros também. Técnicos poderão realizar testes de peças específicas de carros de forma mais fácil e rápida com a impressora 3D. Outra vantagem seria para deficientes, dispensando a adaptação de carros.

• Compras sem sair de casa: Imagine comprar na internet e de repente o produto ser impresso na sua própria Impressora 3D? Mulheres com certeza serão o grande alvo dessa novidade, tanto pela praticidade quanto pela rapidez.

Mas o que exatamente podemos imprimir numa Impressora 3D?
Com o avanço dos estudos, muito em breve será possível imprimir quase tudo, desde alimentos até materiais resistentes. Além disso, em breve será possível imprimir casas inteiras; pelo menos é o que diz um professor de engenharia da Universidade da Califórnia. Segundo o conceito desenvolvido por ele, com uma impressora 3D gigante seria possível construir uma casa completa em apenas 24 horas.

Já pensou em substituir órgãos humanos por modelos impressos em laboratório? Pois saiba que essa tecnologia já existe; mesmo que ainda demore um tempo para que ela possa ser efetivamente colocada em prática, pesquisadores já conseguiram desenvolver vasos sanguíneos a partir de açúcar e até mesmo um rim completamente funcional.

“Você poderá imprimir um carro em qualquer lugar, pelo mesmo preço. Não precisaremos fabricar as coisas na China porque lá os custos de produção são menores”, diz Schmitt.

Não existe um limite quando se trata de impressoras 3D. A velocidade com que a tecnologia está crescendo vai mudar o modo como consumimos muitos de nossos produtos.

E você o que achou dessa ideia? Se tivesse uma dessas, qual seria a primeira coisa que imprimiria?

Imagem: http://www.midiams.com.br

Fonte: www.engenhariae.com.br/
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751