Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 02/09/2014

8 atividades que podem alavancar sua carreira

Todo universitário quer terminar a graduação e ter uma carreira já consolidada, nos trilhos certos. E aproveitar as oportunidades que sua universidade oferece podem dar um empurrão a mais. De acordo com Luiza Lopes, analista de RH da People on Time Consultoria, o que chama a atenção dos gestores em uma dinâmica de grupo são as atividades que os alunos estão envolvidos fora da sala de aula. Confira agora a lista com 8 atividades que podem alavancar sua carreira:

Empresa júnior
De acordo com Manoela Costa, gerente da Page Talent., “a participação em empresa júnior demonstra o interesse do jovem no mercado e é uma chance de aplicar na prática o que ele aprendeu”. Trabalho em equipe, foco no resultado e disciplina são algumas das competências desenvolvidas, segundo as especialistas, sem contar responsabilidades.

Para Manoela, as empresas júniores oferecem um ambiente similar ao que os jovens irão encontrar no mercado de trabalho. “Ele já vai entendendo um pouco como é esse ambiente”, diz.

Voluntariado
A motivação para uma causa social também é vista com bons olhos pelas especialistas. “O jovem aprende a trabalhar em equipe, a ser comprometido e disciplinado”, diz Manoela. Para Luiza, o voluntariado “deixa jovens mais preparados para a vida adulta”, mesmo que não haja nenhuma ligação com a carreira universitária.

Intercâmbio cultural
Para aqueles que pretendem competir a uma vaga de trainee, este é um ponto extremamente importante, sem contar que alguns programas já avisam que é um grande diferencial ter uma vivencia no exterior. “Conhecer diferentes culturas contribui para a formação universitária”, diz Luiza.

Ainda de acordo com Luiza, programas como Ciências sem Fronteiras agregam “valor com a possibilidade de pesquisa em tecnologia e ciência e possibilita ao jovem trazer esse conhecimento adquirido ao seu país de origem”.

E Manoela avisa, não é preciso ter uma conta bancária polpuda ou patrocínio dos pais. “Não é só para quem tem dinheiro, tem outras formas aliadas a experiências de trabalho, por exemplo, que mostram que é possível fazer intercâmbio”, afirma.

Estudo de idiomas
“Mesmo que não exista a menor possibilidade de fazer um intercâmbio, existem muitas formas de aprender inglês e outras línguas”, lembra Manoela. Muitas universidades até oferecem cursos extracurriculares de idiomas. Além disso, há sites com conteúdo de ensino gratuito. “O jovem deve sempre buscar o aprendizado”, diz.

Iniciação Científica e grupos de pesquisa
São ótimos complementos para a formação acadêmica e podem encurtar o caminho até uma pós-graduação stricto sensu. Com certeza esta é uma oportunidade mais enriquecedora para aqueles jovens mais inclinados à pesquisa, mas os ganhos não são restritos apenas a quem já sabe que vai seguir carreira acadêmica, como também para empresas que investem em pesquisa. Afinal aprender a pesquisar é algo que ajuda qualquer profissional interessado no seu próprio desenvolvimento.

“Quando eu estudava, a faculdade era em período integral e a única coisa que eu conseguia fazer é participar de um grupo de pesquisa. A minha opinião é que é uma boa oportunidade mesmo para quem não vai trabalhar com pesquisa, como foi meu caso”, diz Manoela.

Monitoria
É um projeto interessante para estreitar as relações com professores. Lembre-se de que eles são os seus primeiros mentores de carreira. Sem contar que tem faculdades que oferecem bolsas para seus monitores.

Centro acadêmico/atlética e outros grupos universitários
Não são somente para organizar festas. O network é muito importante em uma carreira profissional, e os centros acadêmicos, atléticas e outros grupos universitários trazem ótimas oportunidades para o universitário ampliar a sua rede de contatos conhecendo pessoas com interesses em comum.

“Muitas vezes esses grupos proporcionam contatos também com jovens de outras faculdades”, lembra Luiza. “A nossa indicação é que o jovem mantenha contato com seus colegas”, diz Manoela.

Estágio
Apesar de parecer que estágio não é um bom trabalho (sim, tem gente que fala essas coisas), ter um currículo com alguns estágios durante a época de faculdade abre portas para contratações efetivas de recém-formados, além de render uma fonte de renda na maior parte das vezes. E é também uma forma de conhecer diferentes áreas de trabalho de uma carreira, o que vai ser importante na hora de decidir os rumos profissionais depois de formado. “É interessante o universitário já começar a olhar para isso”, diz Manoela.

Contudo, alguns cursos são integrais, o que impossibilita o estágio, mas de acordo com Manoela, sempre é possível encontrar maneiras de começar aliar o trabalho ao estudo. “Ás vezes, o jovem pode ajudar os pais no negócio familiar nas horas vagas e já é uma forma de ir se envolvendo no ambiente profissional”, diz.

Fonte: www.engenhariae.com.br
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751