Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 01/05/2014

Estrutura Logística

O município de Aracruz é, sob inúmeros aspectos, um privilegiado. Sob o ponto de vista estrutural, Aracruz sustenta-se em boas colunas, representadas pelo dinamismo econômico, com grandes perspectivas de investimentos.

Em termos de dinamismo econômico, o estudo apresentado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) anunciou investimentos, até 2017, superiores a R$ 25,396 bilhões dentro da Microrregião do Rio Doce, onde está inserido Aracruz, local em que estará ocorrendo grande parte destes investimentos.

O município, além de muito bem localizado em relação à metrópole capixaba, é caracterizado por ser dotado de uma sócio-economia extremamente diversificada, por um tecido empresarial forte e por uma infraestrutura ímpar em todo o Espírito Santo.

O quesito infraestrutura evidencia-se, desde logo, como um dos principais elementos para o fomento e atração de investimentos no município, configurando-se como um TERRITÓRIO que encerra grandes possibilidades. Os “ativos” presentes nesta região são por demais evidentes e precisam ser devidamente trabalhados em prol do desenvolvimento do município e do próprio Espírito Santo.

A unidade fabril da Fibria, o Portocel, o Porto da CODESA, o Estaleiro Jurong, o parque metal mecânico, a indústria química, os centros empresariais, o aeroporto, o gasoduto, a ferrovia e a “rodovia das carretas” são “ativos existentes” que associados aos empreendimentos anunciados como a Carta Fabril, Termoelétrica Cauhyra, Ojdfell, Terminal de Granéis Líquidos da Codesa e o Terminal de GNL da Petrobrás, se devidamente tratados, projetarão o município para o cenário nacional, como um dos principais atratores de investimento. Embora não esteja enquadrada na região da SUDENE, a região de Aracruz pode se configurar como sendo o portal do Espírito Santo para implantação de uma Plataforma Logística.

A consolidação de uma PLATAFORMA LOGÍSTICA em Aracruz produzirá benefícios múltiplos, difundidos e duradouros. Seus resultados alcançarão e atenderão a diversos interesses, diversos atores e terão seus efeitos prolongados no tempo, conforme segue:
O Estado do Espírito Santo: passa a contar com uma região propícia à atração de investimentos, reconhecida em plano nacional e internacional;
O município de Aracruz: passa a contar com um forte vetor estruturado de desenvolvimento, com possibilidade de rápidos resultados e com um território ordenado em foco;
A Administração Municipal: passa a dispor de um ambiente adequado para ajudá-la a cumprir sua missão de promover o desenvolvimento sustentável do município;
A população: terá maiores, oportunidades de trabalho e renda e possibilidades de ascensão social.

Trabalhar com planejamento, definindo projetos estruturantes e perseguindo a busca por novas parcerias, novas tecnologias e inovações, identificando novos campos, explorando as potencialidades locais e estabelecendo boas relações institucionais, é a garantia do crescimento econômico organizado e duradouro que todos nós desejamos.

Fonte: Por Antônio Eugenio Cunha
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751