Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 02/09/2014

Lidando com a pressão no trabalho.

Por Ellen Cristini Tolentino

A pressão no trabalho já faz parte do ambiente corporativo e, portanto, não é possível livrar-se dela, mas temos que aprender a lidar com ela e administrá-la.

Algumas atitudes do profissional ajudam a minimizar a pressão sofrida no ambiente de trabalho como, por exemplo, não deixar para fazer amanhã o que pode ser feito hoje, ou seja, não empurrar as responsabilidades achando que podem ser feitas depois, pois outras tarefas irão surgir e demandar tempo e dedicação. Muitos profissionais têm essa atitude e acabam sofrendo pressão por parte dos superiores, que exigem rapidez e habilidade. Da mesma forma, atitudes como postergar e ter retrabalho por algo que não foi bem feito apresentam como reflexos insatisfação e pressão organizacional.

Também existem situações onde muitas atribuições devem ser concluídas no prazo determinado e o profissional sabe que não dará conta, nesse cenário o ideal é ser honesto com o chefe ou pedir ajuda aos colegas, não sendo demasiado orgulhoso achando que consegue fazer tudo no tempo ou sem ajuda. Em pouco tempo isso causará transtorno e pressão.

Outra forma de lidar com as atividades rotineiras do trabalho é administrar bem o tempo e ter organização. Quem não consegue administrar bem as horas transforma as atividades em uma bola de neve que não para de crescer. O importante é organizar as atividades a serem feitas, assim como o ambiente físico, para não se perder e não desviar o foco. Com o tempo, aqueles minutinhos perdidos no dia refletirão na produtividade, gerando tensão no trabalho.

Outro ponto fundamental na vida de qualquer profissional é o trabalho em equipe. Nos dias de hoje é essencial saber lidar com o grupo e com os diversos departamentos da empresa, o isolamento ou não saber trabalhar em equipe resulta em situações negativas, que podem gerar pressão no trabalho. Assim também, saber lidar com inovações, situações inesperadas e mudança é um ponto positivo no atual cenário organizacional.

Outro fator que preocupa as organizações são conflitos que surgem entre seus empregados, contaminando o clima; saber lidar com conflitos de forma ética e profissional é uma forma de evitar tensão e pressão por parte dos superiores, da mesma forma exercitar o autocontrole em determinadas situações, mantendo o equilíbrio e sempre recorrendo ao diálogo em situações de conflito e tensões são atitudes bem vistas e fundamentais para lidar com as tensões geradas no ambiente organizacional. Fatores como saúde e descanso do corpo e a mente também são fundamentais para lidar com a pressão no trabalho, pois impactam diretamente no lado emocional da pessoa.

Adotar essas estratégias ajudam a lidar de uma forma mais saudável com a pressão. Isso porque a cobrança continua, os prazos vão expirar e a tendência é de mais pressão vindo por aí. Uma pessoa estressada acaba tendo sua produtividade reduzida e atrapalhando o bom andamento da empresa, tornando-se alvo para uma possível demissão e sendo pouco atrativa para o mercado de trabalho.

Fonte: Editorial EuTeVi
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751