Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 15/03/2014

Nutrição: Conheça mais sobre a “Dieta Detox”

Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica aditivos alimentares, agrotóxicos, açúcares, gorduras e uso abusivo de medicamentos, estamos, constantemente, expostos à substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo. A dieta detoxificante ou desintoxicante popularmente conhecida como dieta detox é uma técnica da nutrição funcional que ajuda a eliminar esses excessos, que ao longo do tempo vão se acumulando e impedindo que o organismo funcione a todo o vapor.

Atualmente, é uma das dietas mais populares e, ao contrário do que muita gente pensa, seu objeto principal não é a perda de peso, mas sim a eliminação de toxinas do organismo e vai muito além da correção de exageros alimentares. Podendo ter duração de 5 a 15 dias, a dieta tem como base a eliminação de anti-nutrientes presentes no plano alimentar, como gorduras trans, farinha branca, açúcar, cafeína, corantes, adoçantes artificiais e alimentos com potencial alergênico elevado, como leite e derivados, soja e glúten e produtos que contêm grandes quantidades de aditivos químicos, como industrializados, enlatados e embutidos (frios, salsicha, linguiça, defumados e conservas) também são restringidos da dieta, bem como carne vermelha, bebidas alcoólicas, sucos industrializados e refrigerantes.

Outra proposta da dieta é colocar frutas, verduras e legumes em alguns sucos, conhecidos como sucos detox, já que podem aumentar a oferta de nutrientes e têm alto poder antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo. Não existe um modelo único. Os ingredientes do suco detox podem variar de acordo com seu gosto (ou com as possibilidades que você tem na geladeira e na fruteira). Mas tenha cuidado para que estejam frescos, especialmente as folhas (quanto mais verdinhas e firmes, melhor) e, se possível, tenham sido cultivados sem agrotóxicos. Livres de fertilizantes e defensivos agrícolas, os alimentos orgânicos combinam mais com o propósito de desintoxicar o organismo. Caso não encontre tempo de ir ao supermercado com frequência para renovar o estoque, triture as folhas no liquidificador ou processador e congele-as em forminhas de gelo, e vá usando aos poucos. Outra regra básica é variar a receita para não cansar o paladar. Mas não exagere na quantidade de ingredientes. Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique calórico, pesado e com gosto forte. Veja os grupos de alimento que devem fazer parte do suco e quantos itens usar em cada um deles.

• Folhas (até dois tipos): as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsinha) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico, e em alguns casos, cálcio, magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro. Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.

• Frutas (até dois tipos): por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda - pode ser usada para substituir o açúcar ou adoçante no suco. E ainda tem pectina - fibra que, entre vários benefícios, elimina as toxinas. Ameixa e damasco secos também são boas opções para deixar o suco docinho, assim como as frutas amarelas (pêssego, melão). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes, são grandes aliadas da pele lisinha. Fonte de vitamina C, a laranja e a lima-da-pérsia fortalecem o organismo. Abacaxi, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. Por ter bromelina - mistura de enzimas que desdobram as proteínas, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. A água de coco repõe minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.

• Legumes (até dois tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).

• Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E - excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce fornece potássio e fibras - importantes para equilibrar o nível de açúcar no sangue. Para deixar o suco ardidinho, use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.

• Brotos (apenas um tipo): geralmente, as opções encontradas no supermercado são de broto de alfafa ou de feijão (moyashi). As enzimas da semente despertadas durante a germinação eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão. As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidos).

• Sementes (apenas um tipo): a de linhaça e a de chia são ricas em ômega 3 - ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. A quinua em flocos, o óleo de coco e as farinhas de coco, banana verde e maracujá são outras opções, com proteína ou gordura do bem, para amenizar a fome.

Fonte: TAMIRIS PEROVANO MORO, CRN/ES 09100388
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751