Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 17/11/2013

Parecem saudáveis, mas podem se transformar em vilões da dieta.

UM ARTIGO DE TAMIRIS PEROVANO MORO, CRN/ES 09100388

Ao decidir levar uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, é fundamental prestar atenção no que consumimos, para saber, de fato, se esses alimentos são saudáveis. Confira abaixo uma breve lista de alimentos que possuem a aparência de trazer benefícios à saúde, mas podem, justamente, causar o efeito contrário do esperado.

Barrinha de cereal
Escolha comum de quem está de dieta, esse alimento não é tão inofensivo quanto parece. Muitas são cheias de xarope de milho (rico em frutose), açúcar, sódio e gordura saturada. Para saber se a que você compra é assim, compare os ingredientes que estão no rótulo. O que vem primeiro é o que está em maior quantidade, então procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista ou opte pelo mix de oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, substituindo as barrinhas.

Peito de peru (Embutido)
O peito de peru é uma ótima fonte de proteína e uma boa escolha para um jantar mais light. Porém para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que, segundo algumas pesquisas, podem causar câncer se consumidas por muito tempo, além disso, apresenta um alto teor de sódio, algumas marcas contêm um terço do consumo diário recomendado para um dia. Sendo assim, faça uso esporádico desse alimento e fique atento ao rótulo, opte por marcas com menor teor de sódio.

Cereal matinal
Cereal coberto de açúcar? Cuidado, ele pode sabotar sua dieta.  Esse tipo que é muito rico em açúcar não é saudável. Evite também os cereais flavorizados, como aveia sabor chocolate  ou com mel, e vários outros. Ele pode ficar mais gostoso dessa forma, mas tem concentração calórica muito maior. Opte por cereais naturais, como aveia, farelo de trigo, até mesmo  frutas secas.

Bebidas esportivas
As bebidas esportivas, muito consumidas depois de um treino pesado na academia, são ricas em potássio e em sódio. Elas são indicadas para quem treina pesado e não deve ser uma  alternativa depois que você desenvolveu alguma atividade leve. Muitas bebidas desse tipo chegam a ter 125 calorias por garrafinha. Dê preferência à água natural ou a uma bebida com menor valor calórico.

Sopas em pó
Sopas costumam ser uma opção de refeição com menos calorias. Porém as versões industrializadas, que requerem apenas adição de água, não devem fazer parte da dieta. Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito sódio: algumas chegam a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo. O problema maior é que é fácil tornar o consumo dessas sopas um hábito, e isso não é saudável. Elas não têm fibras, não têm nutrientes, além de terem excesso de sódio. A sugestão é fazer a sopa caseira uma vez por semana e congelar.

Saladas elaboradas
Um erro comum é assumir que tudo que envolve a palavra “salada” tem que ser saudável. Saladas com atum, frango e camarão, frequentemente, são carregadas de maionese, com gorduras e calorias escondidas entre seus ingredientes. Sendo assim, se for fazer essa escolha, dê preferência ao molho à  base de iogurte natural e fique atento ao tamanho da porção. Melhor ainda se você fizer a própria salada em casa,  assim pode controlar a quantidade e, sobretudo, os ingredientes.

Suco de caixinha
Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. Algumas marcar apresentam duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de desenvolver hipertensão. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja) e apresentam riscos para a saúde.

Produtos com 0% de gordura trans
A ANVISA obriga a declarar na tabela nutricional a quantidade dessa gordura que é prejudicial ao coração, mas considera não significativa uma quantia menor ou igual a 0,2g por porção. Isso quer dizer que o fabricante pode declarar “zero” ou “não contém” na tabela nutricional de um produto que contenha gordura trans, sim, naquela porção considerada não significativa. Por isso é importante olhar a lista de ingredientes. Se nela aparecer escrito “gordura vegetal hidrogenada” é porque o produto tem gordura trans. Evite, dessa forma, o consumo excessivo desses alimentos, um alto consumo pode trazer sérios prejuízos ao coração.

Adoçante artificial
Se você não se preocupa em colocar até dois sachês de adoçante artificial em um cafezinho, talvez seja a hora de mudar de comportamento. Apesar de ser pouco calórico, ele esconde ciladas que colocam o bem-estar em risco. Não devemos esquecer de que se trata de uma substância desenvolvida pela indústria e, assim, pode trazer reações adversas para o organismo. E os riscos vão além do problema com a balança – alguns estudos relacionam substâncias que compõem os adoçantes com o surgimento de câncer e doenças como Alzheimer e Parkinson. A moderação no consumo e a escolha de adoçantes como sucralose e stevia são o melhor caminho.

Vale ressaltar, no entanto, que para encontrar um cardápio saudável de acordo com o seu organismo é indicado procurar um nutricionista e, assim, conquistar as medidas ideais mantendo a saúde.

Fonte: TAMIRIS PEROVANO MORO, CRN/ES 09100388

Fonte: Revista EuTeVi
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751